› serviços | alcóolicos anônimos

"Se sou fiel no pouco, Ele me confiará mais
Se sou fiel no pouco, Meus passos guiará ..."

A promessa de Deus cantada na melodiosa canção do grupo "Mensagem Brasil" embala os corações de muitos fiéis católicos mas, especialmente, dos viventes autênticos desta promessa que são os freqüentadores do AA - o Alcoólicos Anônimos. Todas as terças e quintas-feiras eles se reúnem na Paróquia da Ressurreição e agradecem a Deus por não terem bebido nas últimas 24horas.

O AA é uma irmandade de homens e mulheres que compartilham entre si forças, experiências e esperança, a fim de resolver o problema comum que é o Alcoolismo e, assim, levar ajuda a todos que sofrem da mesma doença. O alcoolismo durante muitos anos foi encarado de diversas formas, até mesmo como desvio de caráter. Com o passar do tempo, médicos e psiquiatras juntaram esforços e definiram o alcoolismo como "Doença Física e Mental com traços emocionais", de acordo com o Conselho Mundial de Saúde.

Através da solidariedade e da partilha sincera surge o AA em 1935, na cidade de Aklon, nos EUA. Dois amigos chamados Bill e Bob, este médico, assumem um ao outro que eram alcoólatras e fazem o compromisso de que, por 24h, não beberiam. Conseguem as 24h de sobriedade e, juntos, pedem a abstinência do álcool por mais 24 h, conseguindo o mesmo sucesso.

Hoje, o AA é um dos grupos mais sólidos de ajuda mútua nos Estados Unidos e em muitos outros países, como o Brasil. O único requisito para se tornar membro do AA é o desejo de parar de beber, que somado aos testemunhos dos companheiros e aos "12 passos do AA", o indivíduo consegue manter a sobriedade, recuperando o equilíbrio físico e emocional de uma pessoa qualquer.

Na Paróquia da Ressurreição, o AA já existe a 21 anos, sendo 17 anos coordenado pelo Seu Araújo, atualmente coordenador de outro grupo de AA na paróquia Santo Cristo. A coordenadora em exercício é Lúcia Maria (coordenadora e membro atuante), 48 anos, e que já participa do grupo há quatro, desde que se mudou para Copacabana. Segundo Lúcia Maria, é importante o abstêmio freqüentar um grupo perto de sua casa devido a ele ter o lugar das reuniões como referência, além da proximidade, motivo para que não falte aos encontros.

A média é de 25 abstêmios por sessão por causa da grande rotatividade nas reuniões: "há pessoas que viajam para uma outra cidade, e sentem a necessidade de freqüentar as reuniões neste local, porque uma cidade como o Rio de Janeiro, por exemplo, oferece muitos atrativos para que a pessoa beba, basta olharmos o crescente número de bares e restaurantes existentes na orla"- analisa Lúcia Maria.

A coordenadora do AA é taxativa ao afirmar que o Alcoolismo, ainda é a doença da negação. "As pessoas têm um conservadorismo muito grande, e não querem dizer que têm um alcoólatra na família, ou um amigo, ou um conhecido. Muitas vezes, interna-se o alcoólatra num 'maluqueiro', dizendo que ele tem algum problema mental e, possivelmente, ele não sairá mais de lá, ou simplesmente, despreza-se como um bicho que não tem cura. Mas, reforço aqui, a mensagem do AA em toda sua amplitude, afirmando que é possível ter uma vida de abstinência alcoólica, porque quando entramos no AA, optamos em servir ao Deus da sobriedade, ao Deus que quer o nosso bem".

O grupo do AA funciona às terças e quintas-feiras de 19h30 às 21h30. Se você tem alguma dúvida em relação ao grupo ou ao assunto, visite o grupo no horário acima, ou a página oficial dos alcoólicos anônimos: www.alcoolicosanonimos.org.br.

Os 12 Passos do Alcoólicos Anônimos

1. Admitimos que éramos impotentes perante o álcool, que tínhamos perdido o domínio sobre nossas vidas.

2. Viemos a acreditar que Deus pode nos devolver a sanidade.

3. Decidimos entregar nossa vontade e nossa vida aos cuidados de Deus.

4. Fizemos minucioso e destemido inventário moral de nós mesmos.

5. Admitimos perante Deus, perante nós mesmos e outros seres humanos, a natureza exata de nossas falhas.

6. Prontificamo-nos inteiramente a deixar que Deus removesse todos os defeitos de caráter.

7. Humildemente rogamos a Ele que nos livrasse de nossas imperfeições.

8. Pensamos nas pessoas a quem prejudicamos e nos dispusemos a reparar os danos a elas causados.

9. Fizemos reparações diretas dos danos causados a tais pessoas, salvo signifique risco ao membro do AA ou a outrem.

10. Continuamos fazendo o inventário pessoal e, quando errados, admitirmos prontamente.

11. Procuramos através da prece e meditação melhorar nossa intimidade com Deus, tentando reconhecer sua vontade em relação a nós, buscando cumprí-la.

12. Tendo experimentado um despertar espiritual, graças a este Passos, transmitimos esta mensagem aos alcoólicos, praticando-os em todas nossas atividades.