› serviços | alfabetização de adultos

Paróquia oferece ensino básico e gratuito para adultos

O recém-chegado à Paróquia da Ressurreição se espanta com tanta gente que, ali, a qualquer hora do dia e até mesmo da noite, entra, sai, sobe e desce, desenvolvendo tarefas diversas, que vão da costura à informática, da catequese à assistência aos viciados em jogo ou narcóticos. O movimento parte de um pequeno exército de voluntários que, sob a dinâmica orientação do Pe. José Roberto, e estimulado por Pe. Rafael e Pe. Ionaldo, mantém o clima de acolhimento da casa, prestando serviços e trabalhando para atender aos paroquianos, em busca de minimizar suas necessidades espirituais e temporais.

Por exemplo, há anos, uma valorosa equipe de voluntárias oferece na paróquia um curso de alfabetização para adultos, gratuito, com aulas de português e matemática para alunos até a quarta série, de terça a quinta-feira, das 15 às 17hs.

E quanta gente vem aprender! Chegam em busca da leitura para terem melhores condições de disputar um trabalho, ou porque querem recuperar o tempo perdido. Não há restrições: o candidato pode morar perto ou longe e ser ou não católico (mas muitos saem dos cursos diretamente para a catequese, agora capazes de ler a Bíblia). Há alunos dos 20 aos 75 anos, gente que se emociona ao descobrir que juntar letras e sílabas forma palavras, sendo é capaz de ler e escrever. E que alegria quando, já no final do primeiro ano de estudos, conseguem escrever cartas, assinar e reconhecer seus nomes, ler mensagens na rua, entender o que está nos jornais, nos livros...

Não há custos para o aluno. As próprias professoras se articulam para oferecer o livro/base, apostilas e as cópias xerox, para montar os painéis informativos, os murais. Elas sabem que manter vivo o interesse dos alunos é um desafio constante, já que muitos chegam cansados pela idade ou vida difícil, mas apostam no entusiasmo e nos olhos brilhantes que acompanham as primeiras descobertas.

O período vai de março a novembro. A frequência é obrigatória,: "Alertamos para a importância da presença a cada aula. E ressaltamos que eles estão ali por escolha, que é preciso esforço e compromisso" explicam as responsáveis, que entendem como sua função o desenvolvimento espiritual da turma, ouvir e discutir seus problemas cotidianos, e atuar como conselheiras nas horas difíceis.

Cada final de período é marcado por um lanche feito pelos alunos e professores: o encontro fortalece o espírito do grupo, o sentimento de pertença, é estímulo para que continuem.

Para grande alegria das mestras, muitos persistem, descobrem o gosto e o prazer do estudo e vão adiante, matriculando-se em escolas formais e concluindo o 1º grau, ou mais. O mais importante é que todos aprendem a ler. Como ensina a parábola, a semente que cai na terra boa cresce, se transforma em árvore e dá bons frutos.