Narcóticos anônimos


É dando que se recebe. A frase famosa da Oração de São Francisco sintetiza o Programa de troca de experiências do NA - Narcóticos Anônimos - uma Irmandade mundial, sem fins lucrativos, que atua em mais de 130 países, com um Programa de Recuperação de homens e mulheres para quem as drogas se tornaram um problema maior. Se você conhece alguém adicto (que se sente dominado pelas drogas) e que quer se recuperar, vale saber que um grupo do NA funciona em uma sala no segundo andar da nossa paróquia aos domingos. Para ser membro, basta comparecer a uma reunião.
São lemas do NA: “Só por Hoje”e “Um dia de cada vez”. Além disso, os membros vivenciam: os “Doze Passos”, as “Doze Tradições” e os “Doze Conceitos”.
O NA também divulga o Programa em clínicas, hospitais e presídios e informa o público em geral nos diversos setores da sociedade como escolas, associações, grupos de jovens, empresas, quartéis, etc. São apresentações explicativas e simples onde os membros falam de suas partilhas pessoais e contam como o Programa lhes deu apoio na luta contra a adicção.
Para saber mais sobre o Programa, acesse o site www.na.org.br.
Para fazer essa entrevista, conheci e conversei com alguns membros do Grupo e posso garantir que eles transmitem o sentimento de que vale a pena FICAR LIMPO.
No início e no fim das Reuniões, faz-se a Oração da Serenidade: “Deus, conceda-me Serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para reconhecer a diferença”. “SÓ POR HOJE!”