› home | mensagem do pároco



Estimados paroquianos,

Com alegria, vos escrevo nesta edição do Jornal Paroquial. Como esse é o primeiro jornal de 2020, desejo a todos um ano repleto de bênçãos, mencionando o profeta Isaías: “O espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu; enviou-me para anunciar a boa nova aos humildes, curar as feridas da alma, pregar a redenção para os cativos e a liberdade para os que estão presos; para proclamar o tempo da graça do Senhor” (Is 61,1-2). O profeta nos chama a experimentar a graça de Deus que foi derramada sobre nós, basta ficarmos atentos e perceber, através dos sinais do dia a dia, o amor de Deus tão presente em nossa vida.
E em nossa paróquia, meus amados, temos muito a agradecer, e falo como testemunha ocular, nestes poucos meses que estou aqui com vocês. De início, tenho me dedicado às pastorais, aos sacramentos, à evangelização, porém, também procuro prestar assistência administrativa à paróquia. Desse modo, quero agradecer a grande colaboração da comunidade em relação à campanha para execução do projeto de energia solar, apesar de a Light não fazer sua parte, e continuar enviando as contas de luz sem a medição correta, cobrando com base anual, e não levando em conta os descontos pertinentes à implantação da energia solar (estamos em litígio com a Light, alguém pode nos ajudar?).
É evidente a vivacidade de nossa paróquia, as missas sempre bem participadas, as pastorais empenhando-se para servir da melhor forma.
Nossas realizações são fundamentadas na colaboração de cada paroquiano, mesmo diante de uma realidade de crise na qual ainda se encontra o país. Acompanho, diretamente, a Pastoral do Dízimo e posso presenciar no rosto de cada paroquiano a felicidade de fazer sua oferta, sua importante ajuda. Juntos, faremos a casa Deus crescer, ser um lugar de oração, de cura e de bênçãos.
Seguramente, Deus está muito feliz com nossa comunidade, pois a Igreja é nossa, porém a honra, o louvor e a glória são para Deus. Sendo assim, a participação de cada paroquiano torna o sonho de Deus realidade, a ajuda de cada um faz o difícil tornar-se palpável, “entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele e o mais Ele fará” (Sl 37,5). Desse modo, podemos dizer com alegria e orgulho, mas jamais com soberba: “Eu ajudei e continuo ajudando a construir e manter a casa de Deus”. E como é essencial a sua presença e a sua oferta, tanto no dízimo, nas coletas, nas doações!
É na Igreja que as obras de Deus se perpetuam no mundo. Sabemos que os desafios continuam, mas com a graça derramada sobre nós, podemos dizer: “Tudo posso naquele que me fortalece” (Fl 4,13). Que sejamos sempre fiéis colaboradores da obra de Deus. Agradecemos, de coração! Sem sua contribuição, ficaria muito difícil fazer algo nesta comunidade.
Desejo a todos muitas graças, que a unção de Deus seja derramada sobre cada um, abençoando assim toda a sua casa – pois quando, com as mãos abertas e coração sincero nos entregamos a Deus “você e sua casa serão abençoados” (cf. At 16,31). Na certeza de que quando ofertamos algo a Deus, estamos devolvendo o que antes Ele nos concedeu. Assim, vivamos sempre a Bíblia: “Ame a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.” Uma santa Quaresma a todos.

Vosso servo, Pe. Ionaldo.



(mar./2020)