› home | mensagem do pároco

Onde ficam alguns dos lugares citados na Bíblia?

Nesse tempo de Páscoa não há como não nos remetermos à Terra Santa, termo que se atribui à região Israel/Palestina, importante para cristãos, judeus e muçulmanos.
A região prima pela diversidade topográfica:
- O sul, chamado de Judá, na época de Jesus, divide-se em: 1) Oriente, com desertos de Judá, Neguev e Arabá (2/3 do solo de Israel são desérticos); 2) Ocidente, com a Planície Mediterrânea Fértil, onde se produzem cereais e frutas. Na Antiguidade, a cidade de Hebron era o centro de intercâmbio entre essas duas regiões. E a capital de Judá era Jerusalém, onde ficava o Templo de Deus, erigido por ordem de Salomão para abrigar a Arca da Aliança;
- Já Israel do norte, chamado, na época, Israel ou Samaria ou Efraim, tem: 1) Planícies - a mais conhecida é a de Jezrael, região fértil para cultivo agrícola; 2) Montanhas - na Samaria há muitas, com destaque para o monte Carmelo, onde Elias venceu os 450 profetas de Baal; e Ebal e Garizim, lugar do pacto de confederação das tribos de Israel. Perto de Nazaré, há o monte Tabor, lugar da transfiguração de Jesus e da vitória de Débora sobre os inimigos de Israel.
Há que se destacar na topografia de Israel/Palestina, ainda, o monte Nebo, onde Moisés avistou a Terra Prometida. E o Monte das Oliveiras, lugar da agonia de Jesus, e que tinha, como o nome sugere, muitas oliveiras. Na base do Monte, há o Jardim do Getsêmani, que significa “prensa de azeite”: ali se apertavam azeitonas para fazer farinha e o óleo que resultava era usado no Templo. Foi ali que ocorreu a traição de Cristo por Judas.
A Terra Santa é banhada pelo Mar Mediterrâneo, que os romanos chamavam Mare Nostrum (“nosso mar”). Já o Mar Morto, no extremo setentrional do vale do Jordão, recebe esse nome por não ter vida aquática, pois suas águas são oleosas e muito salgadas.
O mar da Galileia, ou lago de Genesaré ou Tiberíades, foi onde Jesus caminhou sobre as águas. O termo “mar” é usado para designar esse grande lago há gerações.
Da vazão do Genesaré, nasce o rio Jordão. Muito fértil nos tempos bíblicos, nele nasceram civilizações antigas. Nesse vale, João Batista viveu e Jesus foi batizado.
Israel, com outros países, faz parte do Crescente Fértil, constituído pelos rios Nilo, Tigre, Eufrates e Jordão. Era caminho de povos nômades. Abraão passou por ele, indo para o Egito. E o entroncamento dos rios Tigre e Eufrates inspirou o Gênesis sobre o Jardim do Éden, o paraíso sonhado pelo povo de Deus.
Na região, a temperatura é alta no verão, chegando a 45º na região desértica. Já no inverno, algumas vezes neva. A região tem rica fauna e flora. Assim é uma das regiões em que a Bíblia foi vivida e escrita.

(Com base em: O Mensageiro de Sto. Antonio, set./2010.)

Matérias anteriores:

• Quais as roupas do sacerdote?
• O que é “romaria”?
• Que os livros da Bíblia podem ser divididos em quatro grandes grupos?
• Como procurar uma passagem ou citação na Bíblia?
• O que é ladainha?
• O que são os doutores da Igreja?
• O que é o ambão?
• O que significa o altar?

• Qual a importância da cadeira do sacerdote celebrante no espaço litúrgico?