› home | mensagem do pároco

Qual a importância da cadeira do sacerdote celebrante no espaço litúrgico?

Com base em texto da Revista Mundo e Missão mai./05

O celebrante, estando na função de Cristo, dirige a assembleia reunida na igreja. Ele ocupa um assento, chamado “cadeira da presidência”, ou “cadeira do sacerdote celebrante”. Assim, se evoca melhor a presença viva de Cristo pois, embora invisível, através do celebrante, Cristo preside a liturgia. O celebrante ali está, não em um “trono”, mas oferecendo seu serviço a Deus, à Igreja, à comunidade, como Cristo. Por isso, se dá destaque à cadeira que ocupa. Assim, se celebra a liturgia de maneira mais plena, visualizando Cristo no celebrante.

Foi a partir do Concílio Vaticano II que a Igreja resgatou o sentido e valor litúrgico da cadeira da presidência, esquecido por séculos. Há, até, uma bênção especial para ela, quando colocada na igreja para uso litúrgico permanente.

Matérias anteriores:
• O que significa o altar?