Saudade das festas juninas

Junho é um mês de festas. A maioria das escolas e igrejas colocam suas barraquinhas com comidas típicas e brincadeiras. São as festas juninas que, às vezes, se estendem até o julho e passam a ser julhinas. Estas festas fazem parte de nosso folclore.
As músicas, as roupas típicas, a quadrilha, os fogos, a fogueira, o balão (o lindo, mas perigoso balão...), o forró, que lembra nosso Luiz Gonzaga e o vinho quente – o quentão... E a canjica, o arroz doce, o pé de moleque, o doce de batata doce e o bolo de fubá... São coisas da nossa cultura que devem ser preservadas.
Mas não podemos esquecer de Santo Antônio, São João e São Pedro. Santo Antônio é o casamenteiro e protetor das crianças. Era caridoso e distribuía pães aos pobres. Dia 13 de junho é o dia dedicado a ele.
São João, também conhecido como o Batizador, batizou muitos no Rio Jordão, inclusive Jesus, de quem era primo de segundo grau. Comemoramos seu dia em 24 de junho.
São Pedro foi um dos apóstolos e é considerado protetor das viúvas e pescadores, além de guardião das portas do céu. Comemora-se seu dia em 29 de junho.
Neste mês, podemos demonstrar nossa fé e devoção, em especial a estes santos. Podemos imitar um pouco da bondade e caridade.

Muitos brasileiros, como eu, moram no exterior e, nestas datas comemorativas, recordam-se de momentos vividos em sua terra natal. Muita coisa encontramos só no Brasil, como as festas juninas. Nem todas coisas típicas brasileiras são conhecidas no exterior, mas algumas comidas daí se encontram aqui, como também se conhecem alguns autores como Jorge Amado e Paulo Coelho ou alguns de nossos cantores... e ainda há o futebol, o carnaval, o samba e nossas belezas naturais. E a palavra saudade que só existe na língua portuguesa. E é exatamente isto que sentimos, de longe, quando lembramos da cultura e do povo brasileiro: saudade. Nos dias de Santo Antônio, São João e São Pedro, farei uma oração aos santos para nosso povo e a todos aqueles brasileiros que estão longe de seu país. Salvem, Santo Antônio, São João, São Pedro!

Texto enviado por Rosalba Santalucia, que frequentava a paróquia da Ressurreição até mudar-se para San Donato Milanese, província de Milão, na Itália, onde hoje frequenta a Paróquia de Santa Bárbara.

Outros textos:
• Maria, mãe de Jesus
• Páscoa, tempo de oração
• Com que roupa eu vou?
• Dra. Zilda Arns
• A importância de participar de um grupo de oração
• Quando se pensa na palavra Justiça
• Natal é o dia em que comemoramos o nascimento de Jesus...
• Oração do presidiário