Dona Nilza, uma amiga preciosa

Inesperadamente, perdemos Nilza Rocha, uma amiga preciosa. Conheci-a melhor durante a inauguração da igrejinha de N.S.do Carmo, em Bacaxá e, desde então, fiquei cativada por sua elegante simplicidade, por sua conversa discreta e inteligente, pela firmeza de sua fé, e por seu amor incondicional à nossa paróquia. Com o dom de participar, ela sempre nos acolheu a todos com uma palavra amiga e um gesto de carinho. Ao telefone, sempre prestativa, convidava-nos a assistir às cerimônias religiosas ou aos cursos ministrados na paróquia. Era admirável a sua alegria mal-disfarçada sob aparente sisudez, sendo o que mais a distinguia a crença na felicidade transreal, quando reencontraria a sua irmã (Elza) já falecida.
O que mais me encantava era a humildade sob a qual ela escondia a própria proficiência intelectual, pois, embora fosse psicanalista e professora, preferia prestigiar a própria fé em Deus, a solidariedade para com os necessitados, e a compreensão quanto às falhas alheias. Jamais a ouvi criticar alguém, embora a agudeza do olhar e o seu riso calmo insinuassem certa dose de ironia quanto às fraquezas humanas.
Agrada-me pensar que conhecemos a sua afabilidade, a sua solidariedade para com os necessitados, e a firmeza de sua fé. Com imensa saudade, destituída embora de sua presença física, alegro-me por sabê-la merecedora de eterna felicidade.

Texto enviado por Hilda Gouveia de Oliveira

Outros textos:

• O cristão deve sempre oferecer sinais de esperança

• Obrigado, Senhor
• Os meios de comunicação e a fé
• A missa e a televisão
• ...O ressuscitado
• Pai na terra e pai do céu

• Copa do Mundo - amor aos irmãos
• Saudade das Festas Juninas
• Maria, mãe de Jesus
• Páscoa, tempo de oração